top of page
  • Foto do escritorsuportesolarneo

Você sabe a importância de limpar seu sistema de energia solar periodicamente?

A condição dos módulos fotovoltaicos é um fator determinante na geração de energia solar, pois os módulos geram energia através da luz que é captada do sol. Se algum obstáculo impede a captação da luz, consequentemente a geração de energia será menor. Esses obstáculos podem ser desde grandes objetos até partículas de poeira. Já reparou que quando seu carro fica parado por longos períodos dentro da garagem, quando você entra dentro dele observa uma camada de poeira no para-brisa? Agora imagina como é essa camada de poeira nos módulos fotovoltaicos que ficam expostos a sol, chuva, fezes de pássaros e vários outros fenômenos! A sujeira nos módulos fotovoltaicos pode diminuir a geração em até 40%, dependendo da severidade da situação, por isso é de suma importância que se faça uma limpeza periódica no sistema. Como saber quando meu sistema precisa de limpeza? Não existe resposta correta para essa pergunta, pois cada sistema está sujeito a diferentes fenômenos. Um sistema instalado do lado de uma indústria possivelmente terá uma maior incidência de fuligem que um sistema instalado em uma fazenda, por exemplo. Se sua instalação for no solo, com uma inspeção visual você consegue observar como está a camada de poeira no sistema. Caso a instalação seja no telhado é mais complicado fazer esse monitoramento, e recomenda-se fazer a limpeza inicialmente de 3 em 3 meses. Se quando for realizar a primeira limpeza perceber que os módulos não estavam tão sujos, podemos concluir que a próxima limpeza pode ter um espaço de tempo maior. Outro aliado na hora da limpeza são as ferramentas de monitoramento, uma vez que por elas é possível acompanhar a geração mês a mês e comparar se a diferença está muito grande. Mas lembre-se: No inverno é normal o sistema gerar menos energia, o que não pode haver é uma diferença de mais de 30% de um mês para o outro.

Após definir quando fazer a limpeza dos módulos, a execução é bem simples, basta utilizar um esfregão ou vassoura macios, para que não arranhem o vidro, água e sabão ou detergente neutro. Recomenda-se que a limpeza seja feita mais de manhã, ou mais à tarde, pois são horários que os módulos não estão com a temperatura tão alta, e não estão no pico de produção.

Uma maneira fácil de saber se o material usado para esfregar os módulos é se perguntar: “Eu esfregaria meu carro com isso sem o perigo de arranhá-lo?” Se a resposta for sim, vá em frente!


Fonte da imagem: Boreal Solar



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page